Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.
Amêndoas
Ano: 2023
Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Rocco
Se muitas vezes já é difícil entender as nossas emoções e as das pessoas ao nosso redor, imagina quando você nasce com alexitimia, um traço de personalidade que impede a pessoa de identificar, reconhecer e expressar emoções. Isso sem falar da dificuldade de entender frases irônicas, de duplo sentido ou sarcásticas.
Yunjae tem alexitimia. Criado pela mãe e pela avô, elas fazem o possível para 'ensinar' sobre emoções, seja recriando alguns possíveis diálogos ou com cartazes que lembram como ele deve reagir em algumas situações.
Apesar de algumas situações constrangedoras, a vida de Yunjae seguia dentro de uma certa normalidade. Mas o destino gosta de bagunçar, né? E na comemoração do aniversário de 16 anos de Yunjae, sua mãe e sua avô são brutalmente assassinadas na sua frente. Agora ele terá que continuar sem sua rede de apoio.
O livro segue mostrando experiências e novas relações de Yunjae, mas tudo pelo sua ótica, o que faz com que o leitor entenda como o mundo e as emoções funcionam pra ele. Por vezes você pode se pegar achando a narrativa crua e insensível, e é aí que você percebe como a alexitimia funciona na cabeça do garoto. Devo ressaltar que Yunjae teve a sorte de encontrar boas pessoas em seu caminho como o Dr. Shimm, melhor amiga de sua mãe que o ajuda financeira e emocionalmente: Gon, seu primeiro amigo controverso e conturbado; e Dora... que lhe ensina sobre o amaor.
Amêndoas é um livro denso e sensível ao mesmo tempo, que te leva a questionar a forma como julgamos e tratamos as pessoas que sequer conhecemos; mostra o quanto é importante ser claro quando você quer transmitir um pensamento ou emoção; mas que deixa o seu coração quentinho por ter a certeza de que a amizade ainda pode salvar as pessoas de qualquer coisa e em qualquer contexto.
" Livros me levavam a lugares a que nunca poderia ir de outra maneira. Compartilhavam confissões de pessoas que eu nunca conheceria e vidas que jamais presenciaria. As emoções que não conseguia sentir e as experiências pelas quais não passara podiam ser todas encontradas naqueles volumes. "
" Pegando emprestada a descrição de Vovó, uma livraria é um lugar densamente populado por dezenas de milhares de autores, mortos ou vivos, morando lado a lado. Mas livros são silenciosos. Eles permanecem em silêncio até que alguém folheie uma página. Somente aí deságuam suas histórias, calma e completamente, sem nunca ir além do que eu posso aguentar por vez. "
" Humanos são feitos para seguir em frente e continuar vivendo, afinal de contas. "
" Me lembro daqueles dias em que eu passeava com Mamãe e ela agarrava minha mão. Ela nunca me soltava. Às vezes, me apertava tão forte que doía, e quando eu tentava me soltar, ela me encarava e me dizia para segurar firme. Dizia que famílias andavam de mãos dadas. Vovó segurava minha outra mão. Eu nunca fui abandonado por ninguém. Mesmo que meu cérebro fosse uma bagunça, o que mantinha minha alma inteira era o calor das mãos segurando as minhas, dos dois lados. "
"— O que “amor” significa? — perguntou Mamãe, maliciosa.— Descobrir a beleza."
" — Crescer significa mudar?— Provavelmente. Para melhor ou para pior — respondeu ele. "
Nenhum comentário
O seu comentário alegra o nosso dia!!!