Se os tubarões fossem homens, Bertolt Brecht



Se os tubarões falassem
Por Bertolt Brecht
Título Original: If the sharks were men
Editora: Olho de vidro
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 48

 Em Se os tubarões fossem homens, Bertolt Brecht nos oferece uma história com pitadas de ironia e irreverência que nos faz pensar sobre a organização social do mundo, os valores éticos e as relações de poder.
Para Brecht, pensar é um dos maiores prazeres do bicho-homem.

É incrível o poder que um livro ilustrado tem de entregar muito mais do que as imagens fofas tem a oferecer, e Se os tubarões falassem é um exemplo perfeito disso.

Primeiro porque é uma adaptação para os quadrinhos de um texto de Bertolt Brecht, um escritor e pensador alemão do início do século 20, que usava sua arte para criticar a realidade social da época. E segundo porque é com graça e leveza que se atinge corações e mentes.

" Se os tubarões fossem homens, certamente também fariam guerras entre si para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros e obrigariam os seus próprios peixinhos a combater nessa guerras. "

A história parte do questionamento de uma garotinha: "Se os tubarões fossem homens, será que eles seriam mais gentis com os peixinhos?’ 

Ao que, o senhor K. responde que sim e, com humor ácido e cheio de ironia, vai dizendo pra ela as mudanças incríveis que eles fariam, tais como colocar os peixinhos em gaiolas e alimenta-los continuamente ou convence-los de que viver na barriga dos tubarões é a melhor opção.

Assim, Brecht usa uma conversa inocente para fazer uma dura crítica social aos homens que estão no poder que são movidos por interesses próprios e a instituições como escola e igreja que podem contribuir para a alienação de uma sociedade.






Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!