Na sala dos espelhos, Liv Stromquist


Neste verdadeiro tratado sobre a aparência e as ilusões do eu, Liv Strömquist reflete sobre como a tirania da imagem vem minando a relação que travamos com nossos corpos e desejos. Um livro agudo e irreverente, que nos fará olhar de outro modo para o espelho.
Por que as fotos que vemos rolar pelo feed das redes sociais podem nos levar a sentimentos de ansiedade, raiva, tristeza e frustração? Quando foi que criamos uma relação voyeurística crônica com nós mesmos? Como, afinal, enxergar a si próprio num mundo dominado pela hiperexposição?

Depois dos sucessos de A origem do mundo e A rosa mais vermelha desabrocha, Liv Strömquist volta seu olhar para as imagens que brilham, sedutoras, nas telas dos nossos celulares. Do mito bíblico de Jacó à última sessão de fotos de Marilyn Monroe, da obsessão da imperatriz Sissi da Áustria com magreza e exercício físico ao roubo do busto de Nefertiti – o rosto mais belo que já existiu –, a artista sueca investiga o cânone que nos escraviza e tenta encontrar o que há de real atrás de filtros e selfies. Com a ajuda de reflexões de Susan Sontag, Naomi Wolf, Simone Weil, Eva Illouz e da madrasta da Branca de Neve, Na sala dos espelhos se pergunta como a inveja e o instinto competitivo alimentam o consumo compulsivo. Um livro raro, engraçado, com opinião e inteligência singulares.

Na sala dos espelhos
Autoimagem em transe ou beleza e autenticidade como mercadoria na era dos likes & outras encenações do eu # 1
Ano: 2023 
Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Quadrinhos na Cia

Na sala do espelhos fala sobre a relação tóxica que a sociedade vem desenvolvendo ao longo dos séculos com a aparência de seus corpos, principalmente o corpo feminino. 

A autora e também socióloga Liv Stromqüist é cirúrgica ao expor como a nossa relação com as redes sociais afetam a relação com a nossa própria imagem ao tomarmos a imagem de uma outra pessoa como ideal de vida, mostrando como essa relação pode minar a autoestima criando frustações, ansiedade e raiva pelas expectativas não alcançadas, além de revelar como o mundo capitalista se beneficia de tudo isso ao vender esse ideal inalcançável. 

Analisando fatos históricos, como o roubo do busto de Nefertiti, considerado o mais belo rosto que já existiu e a obsessão de Sissi, imperatriz da Áustria, por um corpo magro ao ponto de passar fome e por exercícios físicos até a exaustão, Liv tenta entender porque somos tão dependentes de nossa imagem a ponto de nos levar a essa obsessão pela perfeição. 



Com uma linguagem fácil e acessível, misturando lettering e citações de teóricos como Susan Sontag, Naomi Wolf, Simone Weil, Eva Illouz e até da madrasta da Branca de Neve para respaldar suas teorias, Liv nos leva a pensar sobre os mecanismos que nos oprimem, ao mesmo tempo em que nos empodera através do conhecimento de como esses mecanismos funcionam para que possamos nos libertar de tamanha opressão.



Uma obra de extrema importância por conta de sua acessibilidade a todo tipo de público e de extrema qualidade gráfica. Recomendadíssimo. 



Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!