Em seu novo livro, Lázaro Ramos escreve pela primeira vez para os jovens. Os irmãos Carlos e Vitória, mesmo vivendo num mundo repleto de maneiras de se comunicar, muitas vezes se sentem sozinhos, confusos e até mesmo invisíveis – mas os desafios encontrados, representarão importantes passos no fortalecimento de suas identidades.Esta é a história de uma família em quarentena. Carlos e Vitória são irmãos e moram com o pai, mas só o encontram no fim do dia. Muito diferentes um do outro, se expressam cada um a seu modo. Porém, possuem uma mesma motivação: entender seu lugar no mundo.Carlos vive trancado no quarto, gravando vídeos e áudios sobre si mesmo ou postando nas redes sociais. Já Vitória é mais do papel, escreve um diário e inventa contos de fadas num caderno antigo que era de sua mãe. Mesmo confinados, os irmãos vão trilhando seus caminhos com os recursos e instrumentos que possuem.O autor explora os muitos jeitos que temos de nos comunicar e com linguagem ágil, esse livro nos ensina que, se temos de encarar nossos monstros, que o façamos com coragem, segurando na mão de quem nos ama e quer bem – porque ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.
Você não é invisível
Ano: 2022
Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Objetiva
Carlos e Vitória são adolescentes comuns vivendo confinados em um apartamento durante o auge da pandemia. Como não se identificar, não é?
Os dois irmãos moram com o pai que trabalha o dia inteiro. A mãe está viajando a trabalho já faz algum tempo e Vitória é quem tenta manter a ligação entre todos da família, mesmo que Carlos se recuse a ter qualquer tipo de contato com a mãe. Por falar em Vitória, ela é uma fofa, uma menina doce que sente a falta da mãe mas encontra seu refúgio na escrita de contos onde ela é a protagonista.
Por outro lado, Carlos é o garoto rebelde, vive trancado em seu próprio mundo, no seu quarto e sua forma de contato com o mundo exterior são suas lives e publicações em redes sociais, além de ter Vitória como o seu alvo principal de bullying.
Primeiro livro para o público jovem do escritor Lázaro Ramos, Você não é invisível aborda de maneira muito simples, real e leve, ao mesmo tempo, a solidão. Não só a solidão que nos foi imposta durante o período de quarentena e que tornou o problema realmente visível. Mas fala também daquela solidão de não se sentir visto, notado por ninguém e que dilacera o coração de qualquer ser humano ao se sentir invisível ao calor do olhar do outro. Fala da relação de família, de pais e filhos e de irmãos, e de como ela pode ser um porto seguro nos momentos mais nebulosos. Fala também da diversidade de opções que temos hoje para nos comunicarmos e de como cada uma delas pode ser útil, ou não, nesse processo de não mais se sentir invisível. Tudo isso escrito com muita delicadeza, muito sentimento e numa linguagem que acalenta e fala diretamente com o público jovem. E se você gosta de música, não perca nada das playlists que acampanham a história. Vai ser uma verdadeira experiência imersiva.
Eu já havia visto o livro mas não tinha me atentado a quem escreveu, muito bacana ver que ele escreveu esse livro.
ResponderExcluirFiquei curiosa e vou tentar ler em breve.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/