“Vende-se um elefante triste" é o segundo livro de poesias de João Gabriel. A obra reúne poemas inéditos, escritos antes e durante a pandemia, numa edição com projeto gráfico elegante, ilustrada pela artista Bia Pessoa. Os versos falam da solidão, um lugar físico em que a falta se transforma em presença – “(...) e a falta sentida assim,/ caminhando ao meu lado,/ na beleza que o mundo empresta,/ é a presença que me resta” – e tangenciam outras questões profundas, caras ao nosso tempo e à nossa cultura. “O fim dos caminhos tristes é a maravilhosa descoberta de que do chão, não passa”, diz o poeta.
Vende-se um elefante triste
João Gabriel
Ano: 2020
Páginas: 84
Idioma: português
Editora: Produções do Ó
parecia um fantasma.
Fez menção de ir embora
mas colocou
o dedo em riste e me disse
- Eu não tenho culpa de nada! -
Era de se notar
o quanto estava triste."
Vende-se um elefante triste é um conjunto de poemas escritos pelo João Gabriel, que me deixou apaixonado pela sua escrita. Com suas palavras sutis e que entram pelos nossos poros, somos levados por um caminho envolvente e original.
Nesses poemas, nós vemos situações reais, mesmo tendo a essência do género, misturando metáforas e realidade. Tudo isso com notas excêntricas que me prendiam a cada página.
Além dos textos, temos ilustrações no início de cada poema, ilustrações da Boa Pessoa, e já adianto que combinou perfeitamente!
Foi uma experiência prazerosa fazer a leitura desses poemas, e para quem gosta do género ou procura se aventurar, é uma ótima indicação!
Estive lendo uma matéria esses dias que dizia o quanto muitos leitores tem descoberto na poesia, a cura para suas dores e achei isso tão maravilhoso!
ResponderExcluirEu sempre gostei de poesia, poemas e afins, por isso, coração já ficou tão quentinho com esse livro!!!
Beijo
Angela Cunha/O Vazio na flor