Título: O Estranho Mistério das Quartas-Feiras
Editora: Jangada
Autor (a): Julie Bourbeau
Número de páginas: 248 páginas
Max mora em um vilarejo aparentemente normal. Porém, todas as quartas-feiras as pessoas se trancam em suas casas, sem coragem de abrir um pouquinho sequer da janela, quanto mais de sair de casa. O motivo? Elas não podem deixar a quarta-feira entrar. Estranho? Bom, se você levar em conta que em todas as quartas-feiras acontecem fatos estranhos, eles estão certos em ficar em casa.
Toda quarta-feira, o pequeno vilarejo é coberto por uma nuvem de azar e pequenos acidentes acontecem. Bolos que murcham, objetos que parecem mudar de lugar, comidas que estragam, dentre outras coisas não tão graves mas que causam irritação em qualquer pessoa.
Cansado do marasmo de sempre, Max resolve espiar pela janela numa quarta-feira (bem no dia do seu aniversário) e acaba deixando a quarta-feira entrar em sua casa. Para não estragar ainda mais, ele decide dar uma volta pela cidade (afinal, dentro de casa não é mais tão seguro) e caçar essa danada quarta-feira que ninguém nunca viu antes.
No início da sua aventura ele encontra o Sr. Grimsrud, única pessoa a estar fora de casa numa quarta-feira, e seu fiel cãozinho, Quinta-Feira. O velho senhor parece ser imune ao "poder" das quartas-feiras e seu cãozinho tem uma espécie de faro apurado para encontrá-las. Decidido a encontrar algumas das danadinhas, Max tanto faz que se vê frente a frente não só com uma, mas com várias quartas-feiras. E é aí que começa a sua verdadeira aventura. As Quartas-Feiras são criaturas misteriosas, umas são bem inofensivas, enquanto outras exibem um ar de crueldade assustador.
E, após adquirir uma quarta-feirite, Max se vê afastado de tudo que fazia parte de sua vida: escola, família e amigos. Ele precisa então descobrir uma forma de se livrar desse problema e vai contar com a ajuda de seu melhor amigo Noah e de Gemma, coleguinha da escola. O que acontece é uma sucessão de fatos bem divertidos e empolgantes.
O Estranho Mistério das Quartas-Feiras é um livro infanto juvenil, com uma história deliciosa e personagens que são uma graça. A leitura é rápida e a narrativa da autora é bem ágil, não havendo espaço para meias palavras e uma escrita cheia de rodeios. É uma história divertida e curiosa, que nos mostra o valor da amizade, generosidade e solidariedade para com os outros.
Gostei muito de Max, principalmente por que me identifiquei muito com ele na questão curiosidade. Afinal, se ele não tivesse sido tão curioso nada daquilo teria acontecido. Mas também, o livro teria perdido metade da diversão. E, vamos combinar, qual é a graça de uma aventura sem as situações embaraçosas e difíceis de controlar?
Esse é um daqueles livros perfeitos para ler após uma leitura mais densa, já que ele tem um clima todo despretensioso e garante boas risadas. Sem dúvida, uma boa companhia para todas as horas.
Adorei o Estranho Mistério das Quartas Feiras, rsss. E o que sera esse mistério hein? Realmente, as vezes, precisamos de um livro nesse estilo para dar um clean na mente depois de uma leitura mais pesada.
ResponderExcluir