VocĂª jĂ¡ ouviu falar em alguĂ©m perder peso -- na verdade, muito peso, mais de 100 quilos -- sĂ³ Ă base de alimentaĂ§Ă£o do tipo fast food? O fato aconteceu nos anos 90, quando a rede de lanchonetes americana Subway lançou uma campanha para promover uma famĂlia de sanduĂches com menos de 6 gramas de gordura. Jared Fogle, universitĂ¡rio de IndianĂ³polis para lĂ¡ de gorducho -- 192 quilos, 152 centĂmetros de cintura, camisa tamanho GGGGG --, resolveu fazer o teste. Desestimulado atĂ© pelo pai, mĂ©dico clĂnico, o rapaz embarcou numa dieta de salada no almoço e sanduĂche de atum no jantar, sempre na Subway, seguida de pequenas caminhadas. Resultado: enquanto Fogle perdeu 111 quilos, as vendas da Subway aumentaram cerca de 18% em dois anos -- mais que o dobro da mĂ©dia do setor --, graças a uma campanha publicitĂ¡ria que explorou o fato pelo paĂs. Essa epopĂ©ia gastronĂ´mica Ă© uma das melhores histĂ³rias analisadas no livro IdĂ©ias Que Colam -- Por Que Algumas IdĂ©ias Pegam e Outras NĂ£o, dos irmĂ£os Chip e Dan Heath (o primeiro Ă© professor na Universidade Stanford, e o segundo, consultor da Duke Corporate Education). Lançado em janeiro nos Estados Unidos, o livro logo entrou na lista dos dez mais vendidos da revista Business Week. No final de março, editado pela Campus, ele chega Ă s livrarias brasileiras.
Os autores sustentam que para uma idĂ©ia realmente pegar Ă© preciso que atenda a seis princĂpios:
- tem que ser simples e acessĂvel para que todos possam entendĂª-la com facilidade;
- inesperada, para provocar interesse;
- concreta, para ser percebida sem ambigĂ¼idades ou abstrações;
- crĂvel, de modo a evitar o ceticismo, e ganhar crĂ©dito;
- emocional, para sensibilizar e deixar uma lembrança forte; e
- precisa ser uma boa histĂ³ria, que envolva pelo menos um dos trĂªs tipos de enredo que conseguem fisgar praticamente qualquer platĂ©ia: exemplos de desafio (a luta contra uma situaĂ§Ă£o desvantajosa, tipo David e Golias), fortes conexões (um relacionamento sem barreiras, como Romeu e Julieta) e criatividade aguçada (relatos inspiradores, como a maĂ§Ă£ de Newton).
Uma das principais mensagens do livro Ă© que ter idĂ©ias matadoras nĂ£o Ă© privilĂ©gio de um punhado de semideuses, mas algo que estĂ¡ ao alcance de qualquer pessoa que siga os seis preceitos. Segundo os autores, o empresĂ¡rio Herb Kelleher, fundador da companhia aĂ©rea americana Southwest Airlines, Ă© um exemplo de alguĂ©m que seguiu os seis princĂpios para criar uma idĂ©ia e transformĂ¡-la numa empresa de sucesso. Desde a fundaĂ§Ă£o da empresa, mais de 30 anos atrĂ¡s, Kelleher deixou claro para seus funcionĂ¡rios que a meta da Southwest Ă© ser a companhia aĂ©rea mais barata do mercado. Nada mais, nada menos que isso. Com uma franqueza desconcertante, Kelleher explica ao seu pessoal que "qualquer nova iniciativa que nĂ£o contribua para tornar as tarifas mais baratas Ă© rejeitada na hora". Assim, com um recado enfĂ¡tico, simples e direto, ele conseguiu propagar o conceito da empresa.
Para a dupla de autores, a Southwest e a Subway sĂ£o algumas das empresas que conseguiram escapar do que eles chamam de vilões de idĂ©ias, uma mirĂade de fatores que podem sabotar qualquer iniciativa. Entre eles estĂ£o o excesso de informaĂ§Ă£o, o foco maior na apresentaĂ§Ă£o que no conteĂºdo, a paralisia das decisões e a "maldiĂ§Ă£o do conhecimento" -- observada sobretudo nos especialistas, que raramente conseguem usar uma linguagem acessĂvel para se expressar.
Embora os autores digam que se inspiraram no livro O Ponto de DesequilĂbrio, do jornalista inglĂªs Malcolm Gladwell, que se tornou uma das obras mais influentes dos Ăºltimos tempos, o resultado obtido pelos irmĂ£os Heath estĂ¡ muito longe de ser tĂ£o inovador. Na verdade, IdĂ©ias que Colam estĂ¡ mais prĂ³ximo de um manual de gerenciamento do que de um livro com pensamentos realmente inĂ©ditos (no final, hĂ¡ atĂ© uma espĂ©cie de checklist para que o leitor rememore todas as dicas da obra). Os Heath tiveram uma idĂ©ia que estĂ¡ vendendo, Ă© verdade. No entanto, se seguir Ă risca seus prĂ³prios preceitos, nĂ£o deve colar tĂ£o bem assim.
Gostei desse exemplo da Subway... e eu adoro os sanduĂches de lĂ¡... nham, nham!!!
ResponderExcluirProcurei muito por esse livro, atĂ© que finalmente o encontrei. NĂ£o sei por que um livro assim sai do mercado - e atĂ© dos sebos... Acho que comprei o Ăºltimo que tinha no Estante Virtual. Mas, sabe quanto paguei por ele? R$ 150,00, mais o frete, que foi R$ 6,00.
ResponderExcluirAcho q a dificuldade em encontrĂ¡-lo Ă© pq ele nĂ£o caiu no gosto do grande pĂºblico. Preço de clĂ¡ssico!!!
ExcluirAlguém ai gostaria de doar esse livro? rs
ResponderExcluir